Passo a passo para utilizar o Painel de Preços - Pesquisa de Preços

Por Dra Flavia Vianna

1. Acesse o site paineldeprecos.planejamento.gov.br

 

Nesse site é possível efetuar a pesquisa de materiais (compras) ou serviços (contratações).

 

2. Clique sobre o objeto a ser pesquisado: materiais ou serviços.

 

Em nosso exemplo vamos clicar em Materiais

 

A tela mostra dois gráficos iniciais. O gráfico em verde traz os materiais de aquisição mais rotineira pela Administração, enquanto o gráfico azul mostra os itens de maior aglutinação em valores contratados.

No menu do lado esquerdo é possível incluir diversos filtros para refinar a nossa pesquisa.

 

3. Digite o nome do objeto no filtro “Nome do Material”. Em nosso exemplo iniciamos uma pesquisa para as vitaminas do “Complexo B”. Aparece um índice com as palavras encontradas, selecionamos o objeto e clicamos no ícone verde.

 

Lembrando que este é um filtro de pesquisa, mas você poderá utilizar outros filtros conforme o menu de filtros. 

Após a seleção do objeto os gráficos são recalculados àquele objeto específico, no período selecionado.

No filtro “Ano da Compra” você pode selecionar o ano que gostaria de pesquisar, sendo que o sistema já vem preenchido para o ano corrente.

No último filtro “período da compra” você seleciona o período para o qual  pretende promover a busca. Em nosso exemplo estamos selecionando o período dos últimos 180 dias:

 

Os gráficos foram recalculados com os itens que inserimos

 

Logo abaixo na mesma tela, dois outros gráficos são mostrados. O de “linhas” mostra o valor do objeto no mercado em alta ou baixa, isto é, quais períodos aquele objeto tem o preço mais baixo e quais são os períodos de alta. A Administração com base nisso deve se programar para apenas lançar suas contratações, se possível, nos períodos que o objeto tem o preço mais baixo naquele mercado.

 

4. Agora vamos clicar em AVANÇAR ANÁLISE ao fim da tela:

 

Seremos remetidos para a tela que já traz a média, mediana, menor e maior valor do objeto pesquisado. Verifique que é possível ver uma absurda diferença entre o menor e o maior valor contratados.

Aqui entra a análise crítica do gestor que deverá excluir as contratações com valores excessivos (e inexeqüíveis) para não viciar a pesquisa final.

Nessa tela é possível selecionar um Estado para efetuar a pesquisa por região se for o caso.

Abaixo temos outro gráfico que poderá ser utilizado para refinar nossa pesquisa.

 

5. Ao fim da tela vamos clicar em AVANÇAR ANÁLISE

 

A próxima tela vai mostrar o detalhamento completo de todas as contratações encontradas, referente ao objeto e período selecionado. Aqui você poderá clicar no ícone de “olho” para visualizar mais detalhes ou no ícone “X” para excluir aquelas contratações com valores excessivos ou inexeqüíveis para não viciar a pesquisa.

 

No fim dessa mesma tela, basta clicar em gerar relatório detalhado e/ou resumido, podendo anexar as duas peças no seu processo eletrônico ou, se não utiliza processo eletrônico, imprimir para anexar ao processo físico.

 

Pronto !

Está feita nossa pesquisa para o objeto “Vitaminas do Complexo B”.

Confira também os vídeos tutoriais lançados pela Vianna ensinando o passo a passo online, para você acompanhar a transmissão completa dessa pesquisa.

Um grande abraço !

Quem tiver interesse em aprofundar os estudos, convido para os CURSOS COMPLETOS E PROFISSIONALIZANTES sobre licitações e contratos DA VIANNA CLIQUE AQUI

© Vianna & Consultores 2019                 Tel 11 - 4229.5504                                                   email : vianna@viannaconsultores.com.br                                                                                 

Política de Privacidade